CRENÇAS DE FÉ

A morte não é o fim mais uma continuidade !!!!

quinta-feira, 10 de março de 2011

oriki de Esu (mensageiro de Deus)

Oriki Esu –
Elogiando o Divino Mensageiro
Esu,
Mensageiro Divino,
Esu Odara,
Mensageiro Divino de Transformação,
Esu lanlu ogirioko.
Mensageiro Divino fala com poder.
Okunrin ori ita,
Homem das encruzilhadas
A jo langa langa lalu.
Dance ao tambor.
A rin lanja lanja lalu.
Titile o dedo do pé do tambor.
Ode ibi ija de mole.
Mova além de discussão.
Ija ni otaru ba d'ele ife.
Discussão está ao contrário do espírito de Céu.
To fi de omo won.
Una os pés instáveis de desmamar as crianças.
Oro Esu to to to akoni.
A palavra do Mensageiro Divino sempre é respeitada.
Ao fi ida re lale.
Nós usaremos sua espada para tocar a Terra.
Esu ma se mi o.
Mensageiro Divino não me confunde.
Esu ma se mi o.
Mensageiro Divino não me confunde.
Esu ma se mi o.
Mensageiro Divino não me confunde.
Omo elomiran ni ko lo se.
Deixe outra pessoa seja confundido.
Pa ado asubi da.
Vire meu sofrimento.
No ado asure si wa.
Me dê a bênção do calabaça.
Ase.
Assim seja.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Neste tópico apresentado pelo blog não poderia deixar de fazer lembrar a importância da antropóloga Juana Elbein dos Santos, que simplesmente revolucionou tudo o que foi escrito em obras clássicas do passado, escritas sobre os cultos tradicionais africanos e em especial sobre o candomblé brasileiro. Elbein levanta a questão da existência de uma filosofia reflexiva nagô-yorubá, a qual estará permeando conceitos sociais, étnicos e religiosos. Nos levando a crer que sem um perfeito entendimento da visão e entendimento do homem yorubá do mundo e de tudo o que nele habita, pouco entenderemos sobre suas crenças religiosas.
    Sua relevância está sobretudo no fazer lembrar que o homem negro é racional.

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