CRENÇAS DE FÉ

A morte não é o fim mais uma continuidade !!!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NOME NO CULTO DOS ORISAS


A ORIGEM E A INFLUÊNCIA DOS NOMES RELIGIOSOS NA VIDA DAS PESSOAS  AFRO-DESCENDENTES




            Deus criou tudo, e todos que nele vivem. Os seres humanos adquiriram o controle nomeando as criações: plantas, animais, a natureza tudo em fim.
            No inicio um nome era suficiente par identificação dos seres distinguindo a espécie de cada criatura. O ser humano facilitou a identificação com o crescimento das famílias e a população das comunidades, povos e afinal países.
            Um dos objetivos das ciências ocultas é desvendar e classificar os fenômenos que influenciam a vida das pessoas. Estes fenômenos podem ser originados através da natureza: ÁGUA, FOGO, DIA, NOITE etc. ou de outros acontecimentos também natural na vida dos homens e animais, como nascimento e a morte.
            Os animais não têm individualidade. Os homens possuem entre si diferenças específicas. Por isso cada um possui seu nome próprio que irá compor sua identidade. O nome é um dos fatores que dirige o caráter e o destino do ser humano.
            Os orientais do Egito utilizaram a numerologia para estudar as influências que o nome tem sobre a vida de cada pessoa, da mesma forma que os hebreus.
            Entretanto, os nomes são escolhidos através da crença ou religião.
            No Brasil, somente os Cartórios de Registros Civis são autorizados a registrar ou dar nome às pessoas. Os Padres da Igreja Católica batizam as pessoas como consagração dos nomes. Até as pessoas que são de outras religiões consideram tabu não serem batizados na Igreja Católica. É obvio que a Igreja não adotaria ou  mesmo permitiria nomes Africanos pois não possuem origem Bíblica. Os Cartórios também censuram os nomes de origem Indígenas e Africanos.
            Após 500 anos de descobrimento, a Legislação Brasileira não possui critérios para que os Cartórios registrem nascimentos.
            Lei n° 6015/73
            Art. 55: Os Oficiais do Registro Civil decidem sobre nomes que exponham ao ridículo o seu portador ou seja não registrarão, e quando os pais não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso.
            As igrejas e os Cartórios popularizam os nomes Bíblicos e dos Santos sem considerar os significados Etnológicos (sua cultura material ou espiritual), e as influências Energéticas que estes nomes exercem sobre seus portadores (por exemplo: Moisés origem Hebraica – nasceu, foi escondido e tirado da água. A sua vida foi marcada pela rejeição, sonhos, humilhação, reconquistas, impaciência, mas com INEFÁVEL (que não se pode exprimir com palavras) força espiritual. Portanto, quem carrega este nome terá influência e personalidade similar (semelhante) a de Moisés. Como pode este nome ter sido dado para uma pessoa de Orisanla)?
            Os Yorubás têm tradição própria, e ritual específico par escolha de nome. Este ritual denomina-se : IKOSÈWÁIYÉ e ÌKÓMOJÁDE.
            O pai e o Chefe da família receberá o BABALAWO  da família para executar a adivinhação de Ifa para saber a vinda e a vida da criança. O BABALAWO,  na presença da criança, a mãe, o pai, e o Chefe da família faz a consulta a Ifa. O Odu que acompanhou a criança até a família explicará detalhes da vida que esta criança viverá, as coisas que a favorecerá e desfavorecerá no decorrer de sua vida. Este ritual e processo são chamados              IKOSEWAYE.
            Ritual de ÌKÓMOJÁDE,  começa no primeiro dia de gravidez. O futuro pai inicia sua observação, qualquer mudança ce acontecimento em sua vida e de sua família poderá influir no nome da criança ao nascer. O dia do nascimento e como a criança irá nascer (forma como será o parto), também poderá influenciar no seu nome. O nascimento de uma criança significa ritual de felicidade e festa de ÌKÓMOJÁDE, a festa esta que se realiza nove dias após o nascimento para menino e sete dias após o nascimento para menina. Antes da realização deste ritual, tanto a criança como a mãe não será exposta à luz do dia, se recolhem dentro de casa. No dia da festa a mãe e a criança se aprontam bem cedo antes de nascer o sol: toda a família apreciará o ritual. O Chefe da família coordenará o ritual de ÌKÓMOJÁDE.
            As origens e as influências dos nomes yorubá são baseados em várias convicções tais como:
a)    CIRCUNSTANCIAIS
b)   SOCIAL e POLÍTICA
c)    TRADICIONAL e RELIGIÃO
Há um ditado Yorubá que diz: que a casa tem que ser olhada antes de dar o nome ao filho. Vamos analisar essas convicções:


CIRCUNSTANCIAIS:

            As circunstâncias que uma criança nasceu determinam seu nome e exerce influência em sua vida.
ABIONA: A criança que nasce na rua, este nome lhe trás uma personalidade aventureira e sem muitas responsabilidades.
TOKUNBO: O filho que nasce fora do país dos pais através do mar, seu nome influência numa personalidade determinada, forte e que procura conseguir o que quer de qualquer forma.
OMOLAJA: O filho que nasceu logo após uma reconciliação de uma briga de seus pais, tem uma  personalidade nervosa, insegura porém muito inteligente.
IGE: A criança que nasce de pés para fora (parto a fórceps) tem uma personalidade de pessoa cruel, egoísta e temperamental e sempre consegue o que quer.
OKE: A criança que nasce junto com a placenta será uma pessoa reservada, confusa, medrosa, porém determinada.
BABATUNDE: O nome é dado para o filho que nasce depois da morte do avô é uma pessoa que poderá exercer a personalidade de seu avô.
IYABO: O nome dado para a filha que nasce logo após da morte da avó, poderá exercer a personalidade da sua avó durante a vida.



SOCIAL / POLÍTICA :


FAMÍLIA POBRE

IRETIOLA: O nome dado para menina como de um futuro bom.
OWOWOLE: Este nome significa uma pessoa que pode ter sorte para obter bens materiais para sua vida. Uma esperança para o futuro com muita luta.

FAMÍLIA RICA/FAMOSA

OWOYEMI: O dinheiro fica bem para mim. Será uma pessoa que vai conseguir estabilidade financeira com muita facilidade mas será sempre dependente de alguém.
OLAKUNLE: A riqueza encheu a sua casa, será uma pessoa que terá sorte financeira mas será uma pessoa esbanjadora que não mantém o que tem e não dão valor para o que ganha.
KOFOWOROLA: Não compra honra com dinheiro. Esta pessoa tem tendências a ser arrogante e com muita sorte.
OLABISI: Tem mais honra e será uma pessoa arrogante, trabalhador e livre.



FAMÍLIA REAL

ADEROTIMI: A coroa fica comigo. Será uma pessoa digna, líder e conselheira.
ADENIYI: É uma pessoa que trouxe a honra e a riqueza. Esta pessoa será sempre digna, democrática e líder.



FAMÍLIA DE GUERREIRO

AKINYEMI: É uma pessoa que se orgulha de ser guerreiro e bom para mim. Será sempre uma pessoa valente, vencedora e trabalhadora.
AKINTOLA: É uma pessoa guerreira, que mantém sua honra. Será sempre valente, famosa e terá sucesso.



TRADICIONAL E RELIGIÃO


ABIKU
            A criança que nasce mas morre na infância uma ou mais vezes é chamado Abiku. O povo Yorubá acredita que o nome dado para esta criança pode ajudar a prolongar a vida desta criança. Exemplos dos nomes dados são:
JÒÓDÁ: (m/f) O nome dado para chefe dos Abikus. O Ifa-Orunmila no Odu Ogunda-Yeku indicou Etutu para prevenir a morte desta criança. Será uma pessoa carente mas sem piedade.

DUROJAIYE: (m/f) fica conosco e seja feliz, nós imploramos. Será uma pessoa carente mas sem iniciativa.
IGBEKOYI: (m/f) o túmulo rejeito você, porém vive. Terá personalidade nervosa, insegura porém muito inteligente.
LAMBE: (m/f) imploramos a Deus e os Deuses para lhe proteger contra morte. Terá personalidade nervosa, insegura porém muito inteligente.
KOKUMO: (m/f) não morrerá mais, porém os Deuses segurarão. Será uma pessoa carente mas sem iniciativa.



FAMÍLIA DE IFA

AWOLOWO. O segredo tem respeito. Será uma pessoa como muitas sabedorias, espiritualidade e domínios.
IFABUNMI: O Ifa me deu um presente. Será uma pessoa com muitas forças espirituais, calmo e seguro.
FAKAYODE: O Ifa trouxe felicidade para a família. Será uma pessoa com muita sabedoria, calma e seguro.



FAMÍLIA DE ESU

ESUBIYI: Filho nascido com ajuda do Orisa Esu. Será uma pessoa nervosa, vingativa, insatisfeita, mas corajosa.
ESUTOSIN: O Orisa Esu é suficiente para cultuar. Será uma pessoa corajosa e valente.



FAMÍLIA DE ORISALA

EFUNWUNMI: (f) eu adoro Orisala. Será uma pessoa dominadora, correta com espiritualidade e líder.
EFUNLANA: (m/f) O Orisala abriu o cominho. Será uma pessoa com grande sucesso, vitória e domínios.
ORISABUNMI: (f) O Orisala deu uma graça para família. Será uma pessoa dominadora, líder e com grande sucesso.
TAWEDE: (m) este nome saiu de Odu Ofu-sa, um grande devoto de Orisala. Será uma pessoa com grande espiritualidade, sucesso, vitória, domínios e líder.



FAMÍLIA DE OGUN

OGUNBAYO: (m) Ogun encontra com alegria. Será uma pessoa com grande sucesso, vitória , domínio e líder.
OGUNSOLA: (m/f) Ogun da a riqueza. Será uma pessoa com sucesso na vida em geral, mas temperamental.
OGUNTUTU: (f) Ogun acalmou a tensão da família. Será uma pessoa com muita sabedoria, calma e seguro.
OGUNSOLA: (m) Ogun trouxe muita honra. Será uma pessoa corajosa, valente, mas indecisa.

FAMILIA DE OSOOSI

ODEBUNMI: (m/f) Osoosi me deu esse filho de presente. Será uma pessoa compassiva, firme elutadora.
ODENIYI: (m) Osoosi tem prestigio. Será uma pessoa digna, prepotente e sucedida na vida.



FAMÍLIA DE SANGO

SANGOBIYI: (m) Sango ajudou a nascer esse filho. Será uma pessoa com coragem, vitoriosa e nervosa.
SANGOBUNMI: (f) Sango me deu esse filho de presente. Será uma pessoa corajosa, firme e maleável.
SÀNGÓDÁRÁ: (m/f) Sango fez um miraculo de trazer este filho. Será uma pessoa dominadora, prepotente e sucedida na vida.
SANGODELE: (m) Sango veio até em casa. Será uma pessoa com muita proteção, sucesso e sabedoria.



FAMÍLIA DE OSUN

OSUNBUNMI: (f) Osun me deu essa filha de presente. Será uma pessoa dominadora, firme, prepotente e sucedida na vida.
OSUNDIPE: (m) Osun me mandou uma conforta. Será uma pessoa com muita força espiritual, calma e segura.
OSUNYEMI: (m/f) Osun me dê orgulho e é bom para mim. Será sempre uma pessoa valente, vencedora e trabalhadora.



FAMÍLIA DE OYA

OYAKEMI: (f) Oya me deu um privilegio de ter essa filha para cuidar. Será uma pessoa calculista, conquistadora, namoradeira, valente e sucedida.
OYADINA: (m) Oya bloqueio todos os ataques dos inimigos. Será uma pessoa valente, vencedora e trabalhadora.
OYATOPE: (m/f) Oya merece gratidão. Será uma pessoa com muita proteção, sucesso e sabedoria.



FAMÍLIA DE EGUNGUN

OJEWALE: (m) Egungun trouxe um presente para família. Será uma pessoa compassiva, firme e lutadora.
OJEWUNMI: (f) Amor Egungun por ter me dado este presente. Será uma pessoa com muita sabedoria, calma e seguro.
AMUSAN: (m) Odu Okaran-ogunda ou Okaran-eleegun trouxe um devoto para mostrar lealdade e amor dos ancestrais.



FAMÍLIA DE ONILU  (ALGBE ou TABAQUEIROS)

AYANDELE: (m) Ayan chegou em casa. Será uma pessoa devota e leal.
AYANGBEMI: (m/f) Ayan me deu seu apoio com esse presente. Será uma pessoa valente, agitada e sucedida.
AYANNIYI:  (m) Ayan tem muita honra. Será uma pessoa dominadora, prepotente e sucedida na vida.




FAMÍLIA DE IBEJI


TAIWO: (m/f) O primeiro que nasce entre os gêmeos. Será uma pessoa insegura, indecisa e muito dependente.
KEHINDE: (m/f) O segundo que nasce entre os gêmeos. Será uma pessoa firme, dominadora e conquistadora.
IDOWU: (m/f) O filho que nasce depois dos gêmeos. Será uma pessoa intolerante, encrenqueira, protetor da família e sucedida na vida.
ALABA ou IDOGBE: (m/f) O filho que nasce depois Idowu. Será uma pessoa responsável, observadora e trabalhadora.
ETA OKO : (m/f) O terceiro que nasce entre os trigêmeos. Será uma pessoa responsável, insegura, indecisa e muito dependente.

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