SIGNIFICADO DE ORÍ
Por seu grau de importância, nas esculturas africanas, a cabeça
é desproporcionalmente maior que seu corpo
Orí, cabeça física, é a parte essencial do corpo humano, quando Nos referimos a funções vitais, é encarregado ainda de sediar a percepção – através dos cinco sentidos além da razão e emoção. É o receptáculo e difusor das idéias, opiniões, emoções e sofrimentos do indivíduo.
Relativo ao culto, já percebe que também é à parte primor –dial na concepção de destino – sorte e infortúnio, e é onde a personalidade encontra-se acolhida.
Uma das formas de demonstração de reconhecimento de sua Importância, é o seu culto, que se faz através de orações matinais e oferendas regulares.
Toda força que uma pessoa tem está na cabeça. Espiritualmente ela é dividida e ORÍ ODE – cabeça física e ORÍ INÚ – cabeça interior. A primeira, possui atributos relativos a sabedoria medicinal e a parte de Orí que se presta aos rituais de iniciação, a segunda tem como fi-nalidade absorver a sabedoria divina- ligada a Ifá – e é a essência da personalidade.
Orí tem atribuiçãoes genéricas, mas cada um possui a sua individualidade. Olóri rere – cabeça boa que recebeu Orí bom e
Olorí buruku – cabeça fraca cujo destino pode ser sinuoso. Vale ressaltar que nenhum Orí é essencialmente mau, o destino é fator que pode afetá-lo.
Criado por ÀJÀLÀ, Orí Inú é a essência espiritual, é imortal e controla Orí ODE . É o Orí Inú que determina as condições de Orí Ode, que muitas vezes podem ser contrárias às do Òrisà .
Orí inú e Orí ode detém fatores contraditórios em sua natureza e o objetivo do culto de Orí, em especial, o Bori, é preservar o equilíbrio. O bom Orí é o fator determinante da vida do homem sobre a terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário